Conselhos para modelos iniciantes + palestra sobre carreira de modelos na Ego Management

6:33 PM Jessica Lupiao 1 Comments


Acho que o título já diz tudo: dicas que andam faltando para os modeletes em começo de carreira e um pouco do que rolou na palestra da Ego Management de Cruzeiro.




Primeiro post direcionado para modelos e ainda não modelos que querem seguir carreira is ON...

Hey people,
No dia 1 de maio eu estive em Cruzeiro-SP, pois fui convidada (já pela segunda vez) para dar uma palestra sobre produção de moda e casting de modelos na Ego Management, agência onde minha amiga dos tempos de Facul Juliane Trufaut é booker. A Juh é sócia na Ego junto com Rafaela Ferreira, outra fashionista babadeira do mundo dos castings.
Preparei todo um conteúdo exclusivo para a palestra, que incluía desde um resumo sobre a indústria da modapreparação para testes e castingspreparação para trabalhos comerciais e fashionpapel e postura de modelo, até dicas especiais para modelos masculinos, plus sizes e kids... Todo conteúdo oral foi apenas para quem esteve presente mesmo, mas vou disponibilizar os slides da apresentação no fim desse post pra galera que tiver interesse...
Além da minha palestra, foi dia de muitas dicas de beleza com a blogueira e maquiadora Clara Mendes, do Blog Quartetas... Super curti as dicas e o hair da Clara!

Os alunos modeletes do curso que estavam presentes na minha palestra estão de parabéns, além de excelente plateia, notei muito interesse e empenho com  os primeiros passos da carreira de modelo.
Enfim, durante e logo após a palestra aconteceram umas coisinhas que me fizeram pensar que algumas dicas precisam ser reforçadas... Bora lá?
  1. Quer ser modelo? Faça sua lição de casa: Claro que eu, assim como a booker e a agência, fomos lá para ensinar, expliquei e tentei esclarecer todas as dúvidas que os futuros modelos possam ter sobre a carreira e fiz isso com o maior prazer. Mas senti que algumas pessoas não tinham muita noção do que as espera. Um dos maiores erros que modelos aspirantes cometem é não realizar uma boa e profunda pesquisa antes de começar. É importante não faltar nas “aulas” e “apontamentos” com os bookers e agências, praticar tudo que já aprendeu (como desfilar, como posar para sessões fotográficas, etc) e principalmente se cuidar, afinal, para o modelo, a aparência é ferramenta de trabalho.              

  1. Agências do interior VS.  Agências da capital: Logo após a palestra, fui abordada por alguns modelos que queriam saber sobre se as chances em agências grandes em São Paulo são maiores. Já adianto que não é necessário que você saia de sua cidade para tentar carreira e muito menos para obter sucesso. Conheço pessoalmente agências grandes e com endereços nobres no Rio de Janeiro que não valem NADA!!! Estar em uma agência séria e de confiança é o principal, independente da sua localização. Com o tempo, pode ser que seu booker acabe te encaminhando para “intercâmbio” em agências em outras cidades e até países.
  1. Modelos exóticos: Os mesmos modelos da questão anterior me perguntaram sobre o mercado para modelos diferentes, fora do comum e até exóticos. Sinceramente achei a pergunta engraçada, mas entendi bem o que quiseram dizer. O mundo da moda sempre teve padrões de beleza e estereótipos muito rígidos, mas THANK GOD, isso vem mudando muito. Já não é novidade nenhuma ver modelos top um tanto quanto diferentes: modelos com vitiligo, com albinismo, completamente tatuados, com mais de 59 anos, com síndrome de down, andrógenos, ou simplesmente com uma beleza fora dos padrões. E simmm, existe um mercado para eles... Claro que tudo varia de acordo com a lei da oferta e procura, então quanto menor for sua cidade e cartela de clientes locais, menos procura para este perfil diferente existirá. Mas sem sombras de dúvidas de que o mercado existe e está em constante crescimento, o que é muito bom. Viva a diversidade, né minha gente?
  1. Não esperar cair do céu: Esse último conselho parece meio óbvio, mas muita gente ainda se esquece que job e carreira de sucesso não nascem em árvore (ai, como eu tô ácida!). Já no caminho de volta pra casa, eu aceitava solicitações de amizade nas redes sociais e respondia aos modelos que pegaram meus contatos, foi quando uma guria (acredito que bem novinha, entre seus 15 anos) me chamou dizendo que tinha gostado da palestra e tinha uma pergunta, mas estava com medo de falar e eu ficar brava.Eu sei que não tenho cara de boazinha, mas daí a ficar brava por conta de uma pergunta sobre a palestra kkk.... Enfim, a menina me disse o quanto ser modelo é o sonho dela e tals, e completou me pedindo para falar com a Juh (booker da Ego Cruzeiro) para tentar arrumar alguns trabalhos para ela! Bom, eu pensei um cadinho e respirei fundo, coloquei o modo LADY ON e respondi que torcia para que seus sonhos de carreira se concretizassem, mas que isso depende inteiramente dela. Que cortar caminho por favores não era uma boa ideia e não vai levar a uma carreira de sucesso, mas que seu esforço e empenho nos testes e na preparação para os mesmos sim, poderiam ajudá-la a ser uma TOP.
É ISSO AI GALERA!



Fotografia: Iphone do Thiago (meu boy)
Quer o PDF da palestra? deixa um pedido nos comentários ou me peça por e-mail que mando tudinho pra você! lupiao.jess@gmail.com

Profissionais envolvidos:  | Agência: Ego Management Cruzeiro | Booker: Juliane Trufaut | Produtora de casting: Rafaela Ferreira | Palestra e slides de apresentação: Jessica Lupiao |

Um comentário :

  1. Amei o Blog, gostaria de ver o pdf e dar uma lida, para adquirir mais conhecimento do mundo dos modelos e afins. Grato. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir