Modelos fotográficos - Qual a diferença entre modelo comercial e modelo editorial?

8:55 AM Unknown 0 Comments




Qual a diferença entre Modelo Comercial e Modelo Editorial? Que tipo de job cada um costuma pegar? E o mais importante, em qual dos dois perfis você, modelete antenado, se encaixa melhor?!


Hey people, 



O mundo da moda e cheio de termos e títulos que nem sempre são tão fáceis de entender o que realmente significam, não é mesmo? Foi pensando em simplificar a vida e o entendimento de modelos iniciantes (ou qualquer outro entusiasta do mundo fashion que queira saber mais sobre esses assuntos), que resolvi escrever esses posts mais explicativos.

E no post de hoje vou explicar melhor o que são e quais são as diferença entre MODELO COMERCIAL e MODELO EDITORIAL (também chamado de MODELO FASHION). Essas duas nomenclaturas de perfis de modelo identificam não só o biotipo, medidas e altura dos modelos envolvidos, mas também os diferentes tipos de clientes que os buscam. 

Na nossa indústria, esses termos têm sido bastante mutáveis e às vezes até usados de forma inadequada aos seus significados atuais. Sim, com o passar dos anos e com as mudanças na concepção de beleza, um perfil (medidas, altura e beleza) que há décadas era considerado fashion, hoje pode ser apenas comercial. 

Na teoria, modelo comercial é aquele profissional que modela para uma marca qualquer, seja ela de produto ou serviço, vinculado a roupas e acessórios ou não. Por exemplo, os modelos que aparecem nas campanhas publicitárias do Bob´s, Coca-Cola, Itáu, O Boticário, Pantene, C&A, Lojas Rener, são todos modelos comerciais. Esses clientes estão procurando modelos bonitos e fotogênicos, mas que pareçam pessoas normais – diferente das medidas específicas e beleza exótica exigidas nas passarelas.



Já o modelo editorial se refere realmente ao modelo com padrão de beleza direcionado para moda. Esses modelos também são chamados de fashion, pois possuem as medidas, altura e beleza exótica comuns nas passarelas. Fiz dois posts sobre o assunto aqui no Desacomoda, um falando sobre “Que altura e medidas você precisa para ser modelo fashion”, e o outro “Por que o biotipo exigido nas passarelas é tão específico”, vale a pena conferir se você tiver mais dúvidas sobre o assunto. O termo “editorial” é usado quando o trabalho em questão envolve mais do que a venda do produto no mercado de moda, ou seja, modelo editorial se refere ao modelo que posa para editoriais de moda – literalmente aquelas sessões fotográficas que buscam mostrar tendências de moda e arte, que geralmente envolvem peças de várias marcas, e que são divulgadas em veículos de moda como revistas, sites e blogs especializados.




Só pra garantir que entendemos: Uma sessão de fotos para uma marca de roupas (por exemplo, a Zara) não é um trabalho editorial, e sim comercial, porque a finalidade é vender roupas. Esse trabalho pode ser feito por modelo comercial ou por modelo editorial, depende da preferência do cliente. Já uma sessão fotográfica para um veículo de moda (por exemplo, a revista ELLE), que envolve peças de diferentes marcas, com intuito de mostrar tendências ou inspirações de moda, é um trabalho editorial, porque o foco não é vender a roupa, mas sim divulgar a nova tendência. Esse trabalho tem 90% de chances de ser feito por um modelo editorial, mas pode ser que os clientes queiram usar um modelo fora dos padrões de passarela por algum motivo específico.

A parte confusa começa quando você acha que seu perfil é apenas um dos dois, quando na verdade não cabe ao modelo encontrar a qual perfil ele pertence ou em que tipo de trabalho se encaixa melhor - este é um trabalho que dever ser feito por bookers e clientes. 
Como bom modelo, você precisa se ver e garantir que os outros (bookers e clientes) te vejam como uma “tela em branco” e como um “cabide vazio”, mostrar para eles todas as possibilidades que podem ter ao “pintar uma campanha comercial” com você no centro, ou ao expor novas tendências da moda que estão por vir no “cabide de luxo” que você é! Profundo né?! kkkk

Por fim, modelo comercial e editorial têm poucas diferenças entre si, mas são diferenças bastante contrastantes. Por isso é bacana ficar por dentro, né modelete?

Ficou alguma dúvida? Escreve aqui nos comentários que eu respondo rapidinho.

______________________________________________________________________
Fotógrafo: Google Images - divulgação

0 comentários :