Modelo: O que fazer quando a agência some?!

5:55 AM Jessica Lupiao 0 Comments



Bom dia Modelete lindo e maravilhoso que está correndo atrás da carreira dos sonhos, como vai? É, aposto que achou que esse papo de ser modelo ou de fazer do seu filhote um modelo kids seria bem mais fácil e rápido, não é mesmo? A carreira de modelo é árdua, como quase tudo no mundo da moda e isso não é novidade para ninguém. 
Nas últimas semanas, dois responsáveis por modeletes kids entraram em contato comigo pedindo uma ajuda muito especifica, o que me deu a ideia de fazer esse post!






As agências com as quais eu trabalho e tenho parceria são empresas sérias e é raro eu receber esse tipo de comentário/dúvida por parte de modelos e seus responsáveis - por outro lado já é esperado que nem todo agenciado se torne a nova Gisele, que muitos modelos "empurram a carreira com a barriga",que quem escolhe modelo para teste e trabalho é o cliente e não a agência, que existe muita competitividade e claro, o fluxo de trabalhos nas agências também é afetado pela crise, e blá blá blá.

Mas isso tudo não responde a pergunta da vez: O QUE FAZER QUANDO A AGÊNCIA SOME?!



Como não consultei e não dei "direito de respostas" os envolvidos, resolvi manter o anonimato de todos...





#dicadatiaJessie 

Entendo perfeitamente a sua ansiedade e admiro sua proatividade modelete, afinal muitos modelos/responsáveis se agenciam, fotografam o book e ficam sentados em casa vendo netflix e esperando a carreira de sucesso bater na porta. Se você está lendo esse post, aparentemente esse não é o seu caso :)



Tenho alguns conselhos que posso passar para você:


Antes de mais nada, vale você se lembrar que: Agência de modelos não é uma agência de empregos e sim uma agência de divulgação de imagem, quando o modelo fecha contrato com a agência é para que a mesma divulgue sua imagem e carreira aos clientes que ela tem, mas isso não garante trabalho - a agência não garante trabalho ela garante serviço de divulgação! 



1. Corra atrás da carreira junto a agência da qual você já faz parte! Procure saber com a agência quem é o booker responsável pelo modelo em questão e peça para falar diretamente com ele. Seja cordial e proativo, pergunte sobre para quais jobs ele já enviou o seu nome, pergunte sobre os clientes e jobs em aberto. Diga que você está aberta a jobs de divulgação e permuta além dos jobs de cachê, diga também sobre a sua disponibilidade para testes dentro e fora da cidade, disponibilidade para jobs em SP. Faça uma "amizade" com ele.



2. Visite a sede da agência! Independente se você mora na mesma cidade da agência ou se participou de uma seletiva e a agência fica em outra cidade, separe um tempinho para fazer uma visita pessoalmente, se possível agende com antecedência. Novamente, seja cordial e converse com o booker.


3. Procure mais oportunidades para sua carreira! Paralelo a tudo isso você pode buscar outros "veículos" para impulsionar sua carreira.... Primeiro certifique-se de que o contrato de agenciamento que você já tem não é de exclusividade (mais comum entre modelos fashion e pouco usado par modelos kids e comercial). Depois procure outras agências de modelos (pesquise bem a reputação e aceitação das mesmas no mercado de moda), de preferência que aceitem o book d que você já tem como material de trabalho, assim você não precisa gastar com outro book e só pagará por agenciamento, foque em agências de cidade grandes, elas tem mais clientes. 
Outra ideia é procurar trabalhos sem o intermédio de agências (o que vai exigir muito mais de você como responsável, afinal você é quem negociará cachês e contratos, tome cuidado para não te "passarem a perna"), existem alguns sites como o www.agendadoprodutor.com e www.jobformodel.com que podem ajudar neste ponto.



4. Continue se preparando para carreira, viu modelete! Faça cursos e atividades extras que possam contribuir para seu sucesso, como: teatro, ballet, desinibição, inglês, etc. Continue praticando passarela, vídeo e tudo que ensinei nas aulas, assim quando a hora chegar você estará ponto para arrasar!!!



Como eu expliquei durante os cursos presenciais para modelos NewFace, a carreira de modelo não é fácil, exige persistência, disposição e proatividade de modelos e seus responsáveis.



Bom, espero que tenha te ajudado! Qualquer coisa me manda um e-mail. Um beijão pra você e até a próxima....




Tia Jessie, XD
_______________________________________________________________________
Fotos: Arquivo Desacomoda

0 comentários :